Visitar na Amazon

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Como resolver problemas com o compartilhamento do Facebook no Blogger

Enviado em 10:45 - por Diguinho - Marcadores :

Muitos blogueiros estão relatando este problema com o compartilhamento do eu blog no Facebook. Onde ao compartilhar um novo artigo, ele não seleciona a imagem correta como miniatura, ou cria uma descrição sem nexo, ou não relacionada ao artigo que esta sendo compartilhado. O sistema de compartilhamento do Facebook, faz uso do protocolo Open Graph, para uma melhor interação entre seu blog e o Facebook. E este é o grande vilão quanto ao compartilhamento no Blogger, que faz com que o conteúdo compartilhado nem sempre seja o mais adequado ao artigo. Abaixo, listo algumas possíveis soluções para o problema:

1. USAR IMAGENS E DESCRIÇÕES NO INÍCIO DAS POSTAGENS

Iniciar uma postagem utilizando uma descrição junto a uma imagem pode facilitar o sistema de compartilhamento a localizar os dados corretos a serem compartilhados. Fiz alguns testes utilizando este procedimento (até mesmo neste blog), e os resultados foram bastante satisfatórios.


Ao criar uma postagem, eu sempre faço uma breve descrição do conteúdo que está por vir, e ao lado insiro uma imagem como miniatura. Com isso, os meus compartilhamentos tiveram resultados mais satisfatórios, não apenas no Facebook, como ao compartilhar ao G+ também.

2. USA RESUMOS AUTOMÁTICOS DE POSTAGENS

Importantíssimo para o compartilhamento de postagens diretamente da página inicial do sue blog. O resumo automático de postagens cria uma descrição e miniatura a postagem, já com suas tags configuradas corretamente.

Explico como criar e configurar um resumo automático de postagens neste artigo:  Resumo automático de postagens "Leia mais" no Blogger.

3. INSIRA AS TAGS DO OPEN GRAPH EM SEU MODELO

O Open Graph possui algumas meta tags que fazem de seu funcionamento mais simples. Estas tags devem ser configuradas em seu blog para apontarem automaticamente o conteúdo de cada artigo do seu blog.

O primeiro passo é adicionar o nomespace XML do facebook no HTML do seu blog. O nomespace está entre as primeiras linhas de código do seu blog, e é responsável por algumas configurações do HTML. Você encontrará algo assim:
<html b:version='2' class='v2' expr:dir='data:blog.languageDirection' xmlns='http://www.w3.org/1999/xhtml' xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b' xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'>
Adicione este trecho ao código:
xmlns:og='http://ogp.me/ns#'
Por final, o nomespace ficará assim:
<html b:version='2' class='v2' expr:dir='data:blog.languageDirection' xmlns='http://www.w3.org/1999/xhtml' xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b' xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr' xmlns:og='http://ogp.me/ns#'> 


Com o nomespace já configurado,  bastará que adicionemos as tags do Open Graph dentro do Header. Clique dentro da caixa de códigos, pressione Ctrl + F e procure por:
<head>
Abaixo desta linha, cole o seguinte código:
<!-- Open Graph Meta Tags INÍCIO -->
<meta expr:content='data:blog.pageName' property='og:title'/>
<b:if cond='data:blog.postImageThumbnailUrl'>
  <meta expr:content='data:blog.postImageThumbnailUrl' property='og:image'/>
</b:if>
<meta expr:content='data:blog.title' property='og:title'/>
<meta expr:content='data:blog.canonicalUrl' property='og:url'/>
<b:if cond='data:blog.metaDescription'>
  <meta expr:content='data:blog.metaDescription' property='og:description'/>
</b:if>
<!-- Open Graph Meta Tags FIM -->
Salve as alterações. Poderá levar algum tempo para que comece a funcionar corretamente.

E SE NÃO FUNCIONAR?

Independente de realizar todos os procedimentos citados acima, eu ainda tenho problemas com o compartilhamento do blogger no facebook. O procedimento que descrevo acima ajuda e muito, no entanto nem sempre ele é 100% funcional, por que existe uma grande dependência do protocolo citado. Vejo em meu blog que, em certos artigos, tudo funciona normalmente, já em outros, não aparece descrições, ou não aparecem imagens. Eu ainda acredito na possibilidade de uma incompatibilidade entre o sistema do Open Graph e o Blogger, mas nada que eu possa confirmar. Mas é isso ai, são dicas que podem ajudar.

Sobre o autor
Gabriel Medina é o autor deste blog, atualmente estuda eng. elétrica, ama jogar damas, assistir desenhos, filmes e séries, além de praticar esportes saudaveis.
Inscrever-se neste Blog via Email :

0 Comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© 2017 Webzoon. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top