quarta-feira, 5 de julho de 2017

Bug ao adicionar widget através de um site externo

Enviado em 10:49 - por Diguinho - Marcadores :

Após buscar informações por aí, descobri um método de como resolver o problema. Antes de entender como solucionar o problema, entenderemos como funcionava o código. O código do recurso, era basicamente este:

<form method="POST" action="http://www.blogger.com/add-widget"> <input name="widget.title" value="TÍTULO" type="hidden" /> <textarea name="widget.content" style="display:none;">CÓDIGO WIDGET</textarea> <input name="go" value="ADICIONAR" type="submit" /> </form>
Os dados eram enviados via POST, para http://www.blogger.com/add-widget. No entanto, recentemente o Blogger atualizou o seu sistema, e está utilizando em seus servidores certificados SSL, que no caso vem a ser o HTTPS nos urls do serviço.

O que ocorre é que os sites que usam deste recurso não estão por dentro de tal informação, e ainda mantem o url do método de envio com HTTP (como no código de exemplo acima), e com isso ocorre o erro. Se você estiver usando o recurso em seu blog, e verificar o problema no envio dos dados, bastará adicionar o https no link do url que tudo funcionará corretamente. Na prática, o mesmo código, com apenas um s a mais:
<form method="POST" action="https://www.blogger.com/add-widget"> <input name="widget.title" value="TÍTULO" type="hidden" /> <textarea name="widget.content" style="display:none;">CÓDIGO WIDGET</textarea> <input name="go" value="ADICIONAR" type="submit" /> </form>
E agora paramos para pensar, o que uma simples ausência de uma letrinha não pode causar a um sistema inteiro? rsrs
______________

Um recurso muito interessante no blogger, é o uso da ferramente automatizada para inserir widgets baseados em códigos ao seu blog. Alguns sites que possuem ferramentas famosas para blogs, como o LinkWithin ou o AddThis, usam este recurso. Ele baseia-se em inserir o código de um gadget HTML/JavaScript automaticamente ao seu blog, desde que você clique em um simples botão, com essa função. Para entender melhor esta função (e como faze-la), sugiro que leia este tutorial.

Crio esta postagem apenas como um aviso quanto ao erro. Caso esteja tentando inserir algum recurso vindo de um site que possua esta ferramente, saiba que irá se deparar com um erro muito chato.

Vamos usar o site do LinkWithin como exemplo: criamos e configuramos o código do widget de postagens relacionadas, selecionamos o blog e ser inserido, a plataforma usada (blogger), e todas as demais opções, e clicarmos em "Instal Widget":


Automaticamente, será aberta uma nova janela no navegador, que a princípio, não encontramos erro algum. Muitos clicaram em "Adicionar widget", pensando que o recurso de postagens relacionados já estará funcionando em seu blog ao atualizar a página. O erro se esconde dentro da caixa "Editar conteúdo".

A caixa aonde deveria estar o código do Widget que foi gerado anteriormente está vazia, isto porque o conteúdo não foi enviado a nova página que é aberta. Concluímos que o blogger está com mais um errinho chato, que embora ser simples a princípio, está atrapalhando muito. Eu mesmo já deixei de usar diversos recursos de sites externos devido a este erro, e até por isso, criei este post.

Sobre o autor
Gabriel Medina é o autor deste blog, atualmente estuda eng. elétrica, ama jogar damas, assistir desenhos, filmes e séries, além de praticar esportes saudaveis.
Inscrever-se neste Blog via Email :

0 Comentários:

© 2017 Webzoon. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top