Visitar na Amazon

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

TEORIA DE DOW – GRÁFICOS ANÁLISE TÉCNICA

Enviado em 08:22 - por Diguinho - Marcadores :

forex-technical-analysis

O que é a Teoria de Dow?

A Teoria de Dow é um estudo criado por Charles Dow que aborda a movimentação dos preços de ações, se tornando a base dos estudos de análise técnica no mercado financeiro.  Charles Dow viveu no começo do século XX e foi o primeiro a criar índices para acompanhar o mercado e o índice Dow-Jones.
Apesar de nunca ter escrito livro algum, suas observações serviram para muitos outros  estudiosos criarem teorias e mais teorias sobre o mercado.  A teoria de Dow unida a suportes e resistências, bandas de bollinger, MACD, IFR, médias móveis, entre outros,  são o cerne da análise técnica que é uma das formas de se fazer dinheiro com o mercado de ações.

Os princípios da teoria:

  • Os índices dos preços descontam tudo, menos os atos de deus. Todos os fatores possíveis que afetam a cotação dos preços dos ativos (ações) são descontados por esses índices.  O valor dos preços consideram todas as notícias, resultados contábeis e financeiros, riscos de acidentes e etc.  De uma forma básica podemos dizer que não são as notícias que movimentam o mercado, é ele que move as notícias.
  • Os mercados se movimentam em tendências, que podem ser de alta ou de baixa. Por sua vez, as tendências podem ser primárias, secundárias e terciárias, segundo sua duração.  Há registros de que Dow gostava de comparar estas três tendências com o movimento das marés: A maré está alta ou baixa sendo um movimento primário,  as ondas que os surfistas pegam são o secundário, e o terciário eram as marolas da orla.
Teoria-de-dow
  • Princípio de confirmação. Para confirmar uma tendência é necessário que os índices gráficos coincidam com a tendência, e portanto deve-se analisar dois ou mais índices financeiros.
  • Volume convergente. Dow dava a este aspecto uma importância secundária, mas ela diz que de o mercado está em uma tendência de alta o volume tende a aumentar, se em tendência de baixa o volume diminuirá.
  • Utiliza as cotações de fechamento para o calcular as médias. Não se leva em conta os máximos e mínimos para o cálculo de seus índice.  Este estudo é abordado de uma outra forma pela observação dos candles.
  • A tendência é válida até que seja substituída por uma outra oposta. Até que os índices se confirmem, considera-se que a tendência atual siga em vigor, apesar de possíveis sinais aparentes de reversão. É um princípio que evita a troca de posição prematura (comprada ou vendida).
Sucesso!

Sobre o autor
Gabriel Medina é o autor deste blog, atualmente estuda eng. elétrica, ama jogar damas, assistir desenhos, filmes e séries, além de praticar esportes saudaveis.
Inscrever-se neste Blog via Email :

0 Comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© 2017 Webzoon. Designed by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top